A Caça ao Tesouro!

Texto de: Etori Caldeira de Amorim
clip_image002
Interpretaremos uma “caça ao tesouro” ao estilo clássico, com piratas, marujos e muito humor. Para isso, invistam na confecção dos figurinos, o que não significa ter que gastar com roupas e acessórios.
(Os personagens entrarão dançando a coreografia “ter versus ser” embalados pela trilha sonora da Sinfonia Nº 3. Presto Vivace, de Franz Schubert ou outra que o grupo escolher).

COREOGRAFIA “TER VERSUS SER”
clip_image004
Ao iniciar a música, entram os marujos de dois a dois travando uma luta de espadas. O duelo deve ser embalado pela trilha e com movimentos cômicos. Um dos marujos se defende do outro com um pão que traz em suas mãos. Após um momento de luta, ele para e oferece gentilmente um pedaço de pão ao outro marujo, que come e agradece. Em seguida, voltam a duelar-se.
(Entra em cena o capitão que, embora engraçado, trata os marujos com muita rigidez. Encerra-se a música)
CAP. ESMOLA: Alto lá, marujos. Vocês querem andar na prancha? Eu já não ensinei a serem solidários? Cambada de escravos egoístas! (Ri prazerosamente alto)
Marujo 1: Cap. Esmola, o senhor ri de nossa condição de escravos, mas foi Jesus que disse: “quem quer ser o primeiro entre as pessoas, que seja o escravo delas”!
(Os outros consentem como se desafiassem o divertido capitão)
CAP. ESMOLA: Vocês não passam de papagaios repetindo o que ouviram. O que o Mestre ensinou foi o serviço ao próximo, priorizando a pessoa do outro e não este egoísmo de vocês, seus ratos de porão!
(Ele os intimida com a espada, mas ri ao mesmo tempo da ingenuidade dos marujos)
CAP. ESMOLA: Não estamos aqui nesta ilha para nos digladiarmos como bárbaros, mas para encontrarmos o nosso grande tesouro.
Marujo 2: Capitão, e que tesouro será que há nesta ilha?
CAP. ESMOLA: Não tenho idéia do que seja, mas pelo que ouvi falar nos quatro cantos do mundo, é o maior tesouro da humanidade.
Marujo 3: Já estou imaginando todas aquelas moedas de ouro e muito luxo.
Marujo 4: Uma espada novinha, muita comida boa...
CAP. ESMOLA: (Levanta a espada) Vocês não aprendem mesmo. Não percebem, seus moluscos do mar, que quando agem assim, em busca da promoção pessoal, deixam de ser solidários para se tornarem verdadeiros piratas!?
Marujo 1: Mas nós somos piratas, capitão!
(Todos caem na gargalhada e são interrompidos pelo brado do capitão)
CAP. ESMOLA: Onde está o mapa?
Marujo 4: Aqui, comandante!
CAP. ESMOLA: Vejamos isso. Pelo mapa, estamos próximos do grande baú do tesouro.
(Enquanto o capitão analisa o mapa, dois de seus marujos estão curiosos “em cima” do capitão e tentam entender o mapa. O capitão olha os dois metidos e dá um golpe com as costas da espada na cabeça deles)
CAP. ESMOLA: Vocês nem sabem ler, cambada de algas!
Marujo 2: Eu sei ler sim, capitão. Só não entendo o porquê de tantas perguntas num mapa do tesouro. Será que não bastava algo como “dois passos para cá, dois passos para lá”...
CAP. ESMOLA: Fecha a matraca, marujo! Isso é para sabermos se somos dignos deste tesouro.
Marujo 1: Disso não tenho dúvida, capitão!
Marujo 2: Somos os piratas mais solidários do mar.
Marujo 4: O senhor está lembrado da Maratona Barba Negra que ganhamos no Triângulo das Bermudas? Nosso prêmio foi 500 moedas de ouro. E o que fizemos com o prêmio?!
Marujo 3: Partilhamos com todos os pescadores da ilha!
CAP. ESMOLA: Vocês têm razão. Já havia esquecido a alegria que foram aqueles dias quando todos puderam se alimentar com dignidade. (Mudando de humor) Ah, mas parem de me enrolar e vamos ao tesouro. Aqui diz: “O grande tesouro está próximo. Chegando à pedra dourada, andem quatro passos à direita”.
(Todos acompanham o capitão que conta os passos)
CAP. ESMOLA: Agora respondam à pergunta: O que diz o evangelho de Mateus capítulo 6, versículo 24? Dica: Foi o lema da Campanha da Fraternidade de 2010. Quem sabe?
(Os marujos olham um para o outro sem saber a resposta)
CAP. ESMOLA: Que vergonha, marujos! (Irritado)
Marujo 4: E o senhor sabe, capitãozinho?
CAP. ESMOLA: Ah, seu molusco, está achando que eu não sei?! (Disfarça) É que no mapa diz que o capitão não pode responder. (Ele esconde o mapa dos olhares curiosos dos marujos) Vamos ver quem da comunidade sabe. Vai lá, marujo, e traga a resposta.
Marujo 2: A resposta é “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, capitão.
Marujo 3: Veja mestre, o mapa é mágico, com a resposta ele está movendo as letras!
CAP. ESMOLA: Ah, sai daqui sua anêmona. Não está vendo que são formigas! (Limpa a folha)
(Os marujos riem da trapalhada do amigo)
CAP. ESMOLA: Agora caminhem 3 passos à esquerda e respondam a mais uma pergunta: A cultura moderna é marcada pelo individualismo e pelo consumismo. Esta mentalidade faz com que cada um tome conta da sua própria vida e defenda seus interesses pessoais. No entanto, há ainda um valor em nossa cultura que é muito forte que é a...?”
Marujo 2: A... a...?!
Marujo 1: A solidariedade!
(Todos o olham com espanto, pois a resposta está correta. E como num estouro eles pulam e se divertem)
CAP. ESMOLA: Vamos continuar. Sinto que o tesouro está próximo. “Quando denunciamos a perversidade do modelo econômico, que visa em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, a miséria, a fome e a morte, a quem estamos servindo? A Deus ou ao dinheiro?”
Marujo 2: Essa é difícil.
Marujo 1: E agora capitão? Se não respondermos essa, não conseguiremos chegar ao tesouro.
CAP. ESMOLA: Já sei a quem vamos perguntar, para as crianças!
Marujo 3: Crianças, quando não nos importamos com as pessoas que sofrem e passam fome, estamos servindo a Deus ou ao dinheiro?
CAP. ESMOLA: Viram que crianças inteligentes?! Elas é que deveriam ser os meus marujos. (Dá uma gargalhada)
Marujo 2: E o tesouro, capitão? Não vejo a hora de colocar a mão neste ouro!
CAP. ESMOLA: Ah, sim, o mapa. Vejamos, “Agora você está perto do grande tesouro, dêem dois pulinhos para frente e seis passos em direção ao sol.”
(Eles seguem as coordenadas e chegam próximo a uma pedra grande de papel, improvisada, a qual estará escondendo a caixa do tesouro)
CAP. ESMOLA: Diz finalmente o mapa, “vocês chegaram ao local do tesouro, mas, para que possam possuí-lo, deverão responder a última e grande pergunta...”
Marujo 4: Ah, minha Nossa Senhora dos Navegantes, isso está ficando difícil demais!
CAP. ESMOLA: Tenha calma, marujo. Vamos ao mapa: “Até agora vocês chegaram ao grande tesouro. Já aprenderam que a Economia deve estar a serviço da vida e não as vidas à disposição da economia. Sendo assim, respondam para ganhar o grande tesouro:
Qual o objetivo geral da Econômia Solidária ?”
Marujo 1: Pronto, nem tesouro, espada nova ou comida! Quem vai saber a resposta?
PADRE (ou o coordenador): Amigos marujos e capitão, eu posso ajudá-los respondendo esta pergunta? (Eles consentem) A resposta é: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.
CAP. ESMOLA: Obrigado, seu padre. Vou poupar sua vida por essa ajuda. (Ele e os marujos dão uma gargalhada)
Marujo 2: Então, capitão? Onde está o tesouro?
CAP. ESMOLA: Aqui no mapa diz que “agora que vocês acertaram a pergunta, olhem atrás da pedra que encontrarão o grande tesouro”.
(Todos correm alegres para trás da pedra e arrastam o baú para o meio do palco. Todos querem abrir, mas o capitão assume o serviço. Pode ter uma música adequada neste momento. Ao abrir o baú, para a surpresa de todos, sai uma pessoa, que pode ser um pobre, uma criança, um idoso... Ao ser ajudado (a) pelos marujos a sair da caixa, a pessoa ou um narrador recita o texto abaixo e logo após pode-se cantar o hino da campanha com a comunidade)
TESOURO: Nossos valores determinam qual é o nosso tesouro e onde está o nosso coração, se é em Deus ou no dinheiro, se valorizamos as pessoas ou os bens materiais.

- FIM -


SUGESTÃO DE FUNDO MUSICAL

Música: Yo Ho (A Pirate's Life For Me)
Tipo: MP3 Tamanho: 4.37 Mb
down 
-

Música: Franz Schubert - Symphony No. 3 - Presto vivace
Tipo: MP3 Tamanho: 2.49 Mb
down

1 comentários:

  1. Designs of foodstuff coupons OrganizerTo do foodstuff Shopping
    these tax holidays can add up to more dollars in a parent's notecase. long time ago I read the gamble for some destinations, where In that respect may be Reduced price inducement offered for Early booking.

    my web blog ... walgreens online promo codes

    ResponderExcluir

Parceiro:

Vale a pena conferir:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

-----------------------------------------

Missa das Crianças